Treinamento que salva vidas

Publicada em 11 de abril de 2016.

No mês de fevereiro, a intervenção de uma colaboradora dorense evitou uma tragédia na Sede Campestre. Juliana Trindade, presenciou uma mãe que sacodia a filha, de aproximadamente três meses, gritando que ela estava engasgada.

No início da temporada de verão, os colaboradores receberam palestras e treinamento prático sobre afogamentos, tanto adultos quanto pediátricos, com o técnico em Segurança do Trabalho Rodrigo Cezar Silva. Lembrando da capacitação, a Juliana pegou a criança nos braços e fez o procedimento de primeiros-socorros.

No momento da ação da colaboradora do Centro Aquático, a criança estava roxa devido ao sufocamento. Depois de sete intervenções de Juliana, o leite que obstruía as vias aéreas foi expelido, permitindo que a criança voltasse a respirar normalmente.

Logo em seguida, uma associada próxima avisou que seu marido era médico e poderia examinar a criança. Ao fazê-lo, o associado avaliou que, caso a colaboradora não interviesse, a história poderia ter acabado em um final trágico.

Passado o susto, a criança recebeu atendimento especializado. Com o resultado dos exames e o sinal verde, de que tudo estava em ordem, os médicos voltaram a salientar – a criança sobreviveu apenas porque a colaboradora agiu rápida e eficazmente.

Autor:   Guilherme Benaduce