O valor da cultura gaúcha

Publicada em 30 de maio de 2016.

No dia 10 de abril, foi realizado o Seminário Dorense da Cultura Gaúcha, no Salão Querência. O evento foi promovido pela gestão 2015/2016 de prendas e peões do Departamento Tradicionalista Querência das Dores. Confira as fotos clicando aqui.

A solenidade de abertura contou com a participação de Izabel Cristina Nunes Fialho, diretora cultural da 13ª Região Tradicionalista, da diretora da 2ª Inter-região do Departamento Jovem do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Aline Zuse, e de Aline Linhares, 1ª prenda adulta da 13ª RT. Além delas, os representantes da casa, Zeno de Souza, patrão do Querência das Dores, e a 1ª prenda dorense, Natália Dalla Corte, integraram a mesa de autoridades do seminário.

O tema do seminário foi "MTG 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha" e foi explanado pela professora Dinara Xavier da Paixão. Na sequência, coordenou uma atividade cultural de entrosamento e conhecimento da cultura gaúcha com todos os presentes.

Para finalizar o projeto "CTG como núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha", as prendas e peões entregaram aos representantes da patronagem uma carta aberta aos tradicionalistas, explicitando suas ações anteriores e quais as ações propostas para serem realizadas daqui pra frente.
O encerramento das atividades ficou por conta do grupo de danças juvenil. Os jovens tradicionalistas realizaram uma apresentação artística, finalizando o evento de forma belíssima.

Autor:   Guilherme Benaduce