Gripe, na escolinha Doritos, não!

Publicada em 08 de julho de 2016.

Na manhã do dia 9 de abril, a escola Doritos realizou uma palestra sobre um dos temas que mais tem inquietado pais e responsáveis – o vírus H1N1. Com casos confirmados em Santa Maria, a doença se alastrou mais cedo em 2016, mas algumas medidas podem ser tomadas, a fim de diminuir os riscos de contágio.

Para manter os pais informados de como proceder, a coordenação da Doritos convidou o médico Júlio Sartuti para falar sobre o H1N1. Além de explicar como o vírus funciona, seus sintomas e formas de prevenir, ele sanou dúvidas dos pais e responsáveis dorenses.

A manhã foi coordenada pela diretora da Doritos, Marilene Moraes, que teve como objetivo mostrar a preocupação da escolinha com a saúde dos pequenos. "Todas as precauções e todo o cuidado estão sendo tomados", garantiu.

SINTOMAS
Febre alta; tosse; dor de cabeça; dores musculares; falta de ar; espirros; dor na garganta; fraqueza; coriza (nariz escorrendo); congestão nasal; náuseas e vômitos; diarreia.

QUEM PODE DIAGNOSTICAR
Clínico geral; infectologista; pneumologista.

PREVENÇÃO
Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; mantenha hábitos saudáveis, coma bastante verduras e frutas e beba bastante água; não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas; verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina contra a gripe H1N1.