Ser criança na Doritos: Como é bom!

Publicada em 27 de março de 2017.

O dia 20 de fevereiro foi de muita expectativa e entusiasmo para os pequenos dorenses – era a volta às aulas da Escola Doritos. Para o ano letivo de 2017, a escola adotou o tema “Brincadeira de criança, como é bom!” como norte pedagógico.

O brincar e a brincadeira são, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. Para explicar melhor a proposta da Doritos, a coordenadora pedagógica, Michelle Turra, preparou um artigo para os leitores da Dorense em Revista.

A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
A criança, desde muito cedo, pode se comunicar por meio de gestos e sons. Mais tarde, representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.

Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver capacidades como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Da mesma forma, as capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais, são amadurecidas no processo.

Portanto, ao observamos uma mudança em nossa sociedade, em que as crianças diversas vezes deixam de brincar, de se movimentar, de criar e imaginar em virtude dos meios tecnológicos, torna-se imprescindível para o desenvolvimento infantil da criança vivenciar momentos lúdicos de brincadeiras. Brincando ela se descobre, descobre o outro, descobre o mundo a sua volta e suas múltiplas linguagens.

Devido a esta realidade atual, o referido tema norteador de nossa prática pedagógica terá como objetivo o desenvolvimento integral dos educandos da Escola Doritos nos aspectos psicomotores, sócio afetivos e cognitivos através da brincadeira, da imaginação, do lúdico. Assim, elas poderão se descobrir, descobrir o mundo e criar seus conceitos, pois a brincadeira é uma linguagem simbólica, uma forma específica de aprendizagem em que a criança pode interpretar, significar e compreender de maneira ativa os comportamentos, usos e costumes do mundo moderno. Dessa forma, serão formados cidadãos preparados para viver em sociedade.

Neste 2017, nossos alunos descobrirão ao longo das aulas o quanto é bom ser criança! Desejamos um lindo ano letivo para todos!

por Michelle Turra
Coordenadora pedagógica