MTG e a Comunidade Escolar e 1ª Prenda Dorense no seminário de prendas

• Foto: Fernando Camargo

Dançar, cantar, declamar e estudar a tradição são partes importantes da rotina dos integrantes do Departamento Tradicionalista Querência das Dores. Entretando, pouco vale cultuar as tradições de "porteiras fechadas". Para garantir a perpetuação dos costumes do folclore gaúcho, os tradicionalistas dorenses mantém há anos o projeto "MTG e a comunidade escolar".

A primeira parte das atividades dos integrantes do Querência das Dores foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega, no bairro João Goulart. Ao longo da chamada "manhã tradicionalista", foram realizadas oficinas de peteca e boneca de lã, considerados pelos tradicionalistas como símbolos do Rio Grande do Sul.

A segunda etapa do trabalho do Departamento Tradicionalista dorense com a comunidade escolar foi realizado na Sede Central do Clube Dores. Na visita à sede do Querência das Dores, os alunos da escola Padre Nóbrega receberam oficinas de telefone sem e com fio, amarelinha, dança com balão, corrida do ovo e vaca parada.

Para os alunos participantes, as oficinas são uma oportunidade única de entrar em contato com a cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A naturalidade com que as atividades foram desenvolvidas são provas do empenho dos dorenses ao longo dos anos de projeto. Mais do que um centro de tradições, o Querência das Dores é um difusor das tradições.

1ª Prenda Dorense no seminário de prendas
No dia 4 de março, a 1ª prenda do Departamento Tradicionalista Querência das Dores, Natália Dalla Corte, participou da 29ª edição do Seminário Estadual de Prendas. O evento, realizado no município de Lagoa Vermelha, teve o tema "MTG - 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha".

Durante o evento, foi ministrada uma palestra com o tema: “O sentido e o valor do tradicionalismo”. Ao final da exposição, foi realizada uma mesa redonda, seguida de atividades culturais.

• Foto: Fernando Camargo