Clube Recreativo Dores - Santa Maria RS
Menu
Pesquisa no Conteúdo
Clube Recreativo Dores - Santa Maria RS
Fechar
Pesquise no conteúdo

A mágica viagem das Debutantes

  • Foto: Silvio Kaufmann

Por volta das três e meia da manhã de sábado, dia 15, a rua Bento Gonçalves estava praticamente deserta. As luzes do Clube Dores, alusivas à campanha Outubro Rosa, coloriam o silêncio noturno e, aparentemente, eram a mais notória forma de energia no local. Pouco a pouco, alguns carros chegaram, seguidos de um ônibus de turismo. Jovens vozes femininas e sorrisos, ainda que embargados pelo sono, foram pouco a pouco empalidecendo as cores do ambiente, em contraste com a vivacidade que acordava. Ao entrarem no ônibus, todas já despertas, as meninas imprimiram um ritmo de felicidade, risos e cantoria que não arrefeceu até o final do dia.

Confira as fotos da viagem clicando aqui.

Um momento para se conhecer melhor
Se a experiência de três décadas de bailes de debutante deixou um ensinamento para o Departamento Social do Clube Recreativo Dores, foi que nada é mais importante do que o entrosamento das participantes. Para garantir que os laços de amizade entre as debutantes esteja afinado, a comissão do baile sempre organiza uma viagem. Dessa forma, as meninas podem desfrutar de um dia inteiro de convívio, ao mesmo tempo em que conhecem novos lugares.

Para o début 2016 a organização preparou uma novidade. Diferentemente dos últimos anos, o destino da viagem não foi a região das vinícolas, mas sim a das hortênsias. Ao longo do dia, o passeio foi de Canela a Nova Petrópolis, passando por Gramado. Se duas coisas não faltaram no roteiro, com toda a certeza, foram belas paisagens e deliciosos chocolates. Se a novidade programada não fosse suficiente, a providência também faria sua parte. Apesar de não especificado no contrato com a agência de turismo responsável pelo passeio, o ônibus era de dois andares. Sem que ninguém precisasse proferir uma palavra sequer, em um acordo tácito, as meninas ocuparam o andar de baixo, enquanto os demais foram para a parte superior do ônibus. Posteriormente, esse seria apontado como um dos pontos decisivos para o sucesso da viagem.

Além das debutantes, a comitiva contou com uma equipe para ajudar no que fosse necessário, além dos responsáveis pelo registro da viagem. Entre os presentes estavam: as rainhas de festas adulta e infantil, Laura Mainardi Vendrusculo e Mariana Caldas Colvero; a esposa do presidente do Dores, Tereza Pozzobon; o casal vice-presidente Social, Ana e Cleber Ruviaro; os assessores sociais Clebiana Ruviaro, Tiago Lima, Anne Caldas, Silvia Vendrusculo, Gelson Della Méa, Christiane Marin, Gisele Negrini e Ovanir Negrini; o jornalista do Clube Dores, Guilherme Benaduce; o fotógrafo Silvio Kaufmann; a cinegrafista da Anderson Schmidt Video Creation, Elyce Zanoello; e alguns outros acompanhantes.

Muitos passeios em um só lugar
Com apenas uma rápida parada para o café da manhã, o primeiro destino da viagem foi alcançado às 11h. Entretanto, ao longo das pouco mais de seis horas na estrada, as debutantes não descansaram um minuto sequer. Uma oportunidade de se enturmar com as outras meninas como essa não voltaria, e elas aproveitaram ao máximo. Quem estivesse no ônibus e, porventura, não conhecesse a música "Malandramente" (interpretada por Dennis e Mcs Nandinho e Nego Bam), chegou à cidade de Canela com a letra mais do que decorada.

Alegria gratuita à parte, o passeio de fato começou pelo Parque Terra Mágica Florybal. Já na entrada o parque deixou as meninas impressionadas, com as esculturas do gigante semeador e de diversos dinossauros. O passeio no interior do parque já começou gostoso, pois um quiosque de chocolates – com direito a uma barrinha grátis de chocolate ao leite, meio amargo ou branco – foi a primeira parada.

Ao longo do caminho, uma sucessão de temas apareceram nas esculturas do parque. A quem procurasse uma lógica, que não fantástica, a organização das estátuas não seria qualquer coisa, que não esquizofrênica. Entretanto, para as meninas dorenses, tudo foi motivo de diversão. Cavaleiros, gigantes, grandes mamíferos, monstros, dinossauros, duendes e uma infinidade de outras esculturas garantiram boas risadas e muitas fotos.

A debutante Bruna Flores Campos garante que gostou muito do passeio. "A gente viu bastante coisa legal, escutou música, a gente brincou. A gente interagiu bastante com os bonecos do parque (risos) [...] Da parte temática (gostou mais), os bichos que se mexem: o gorila e o tigre. E o tobogã, também, foi bem legal", relata.

Para finalizar o passeio no Parque Terra Mágica Florybal, as debutantes almoçaram em clima fantástico. Enquanto faziam sua refeição em um prédio com o tema de castelo medieval, figuras como duendes, Power Rangers e até mesmo um Kylo Ren (vilão da terceira trilogia de "Star Wars") circulavam pelo local. Diversão garantida.

Destino: Gramado
A segunda etapa da viagem foi para a cidade de Gramado. No caminho, a excursão deu uma passadinha rápida pela Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, pois o ponto turístico não poderia faltar na viagem.
Uma vez em Gramado, as meninas não puderam deixar de fazer uma paradinha na Fonte do Amor Eterno. No local, os casais prendem um cadeado com o nome de ambos na fonte e jogam a chave dentro, simbolizando a infinitude do sentimento. Além da parte simbólica, esteticamente o ponto turístico é muito bonito, pois a pedra da fonte contrasta com o colorido das plaquinhas com o nome dos apaixonados.

Em seguida, todas foram até a Igreja Matriz São Pedro, na qual gravaram bastante material para o vídeo, que seria exibido no dia do baile. As dorenses ainda aproveitaram o local para fazer uma porção de fotografias, tanto com o fotógrafo quanto com os próprios celulares. O que valia mesmo era fazer o registro!
Antes de seguir para a última parada da viagem, as debutantes puderam aproveitar um pouquinho do 8º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. O evento reunia os sabores da cidade através de festins, degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais.

Descanso e compras!
A última parada da viagem foi na cidade de Nova Petrópolis. Na cidadezinha de pouco menos de 20 mil habitantes, apelidada de "Jardim da Serra Gaúcha", as debutantes puderam ver um pouco sobre a arquitetura e a cultura de colonização alemã, muito presentes no local.

Além da parte essencialmente turística, as meninas tiveram tempo de descansar, lanchar e ainda fazer compras nas muitas malharias dos centros comerciais, aglomerados no centro da cidade.

De volta para casa, mais unidas
Se, depois da viagem, a amizade entre as meninas debutantes não houvesse aprofundado a olhos vistos, bastaria perguntar sobre o assunto a qualquer uma delas. Para Ana Laura Seabra, foi uma oportunidade de se enturmar com as colegas de baile. "Acho que a gente vai ter muita parceria, pra nos ensaios ficar bem afiadas, bem alegres", aposta a debutante.
A assessora social Clebiana Ruviaro conta que o roteiro em Canela, Gramado e Nova Petrópolis foi uma inovação super positiva. Segundo ela, toda a comissão do baile de debutantes se debruçou sobre a questão de como fazer uma viagem mais gostosa para as meninas e que a ideia logrou êxito. Apesar do esforço dos responsáveis, Clebiana reconhece que nem tudo foi planejado. "Não foi proposital, ser um ônibus de dois andares, só que a avaliação que eu faço disso é que foi dez. Porque as meninas tiveram total liberdade para conversar, para se entrosar. [...] Eu acho que só veio a agregar de forma que o grupo ficou mais unido", conclui.

  • Foto: Silvio Kaufmann
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.