Clube Dores em 360º

• Foto: Matheus Hautrive Cargnin

Em janeiro de 2017, o Clube Dores contratou o serviço de uma empresa santa-mariense filiada à Google para fotografar a Sede Campestre de uma forma muito especial. As imagens geradas formam um ângulo de 360º, o que permite uma visão panorâmica completa do Clube.

Clique aqui para fazer a tour digital pelo Dores Praia Park

O responsável pelo trabalho é o fotógrafo Matheus Hautrive Cargnin. Segundo ele, tudo é possível por ser realizado através da plataforma "Google meu negócio", semelhante ao "Google street view".

No caso do street view, como alguns associados podem ter visto pelas ruas de Santa Maria, um carro como o da imagem ao lado. A "bola", acima do veículo, é uma câmera especial, que fotografa em todas as direções e monta a imagem panorâmica das cidades pela qual passa.

Já no Google meu negócio, como é o caso do Clube Dores, o fotógrafo tem mais liberdade para realizar o trabalho da forma como preferir. Matheus conta que prefere usar uma câmera DSLR (profissional) com uma lente especial. "É uma lente esférica... São feitas quatro fotos e um programa costura elas, onde tu vai ter um panorama final [...] É um trabalho mais de raiz, como o pessoal anda falando", diverte-se o fotógrafo.

UMA CAMINHADA VIRTUAL
Durante sua passagem pelo Dores, Matheus clicou mais de 250 imagens. Com o devido tratamento, o produto foram mais de 60 panorâmicas, entre Sede Campestre e Dores Praia Park. Apesar de já ser algo impressionante, o trabalho não acabou por aí.

A fase final da empreitada atual de Matheus consiste em conectar cada uma das panorâmicas. "São várias 360, que estão sendo linkadas umas às outras, para promover uma caminhada virtual", explica.

Do trabalho de elaboração da "caminhada", o público receberá dois produtos principais. O primeiro, disponível desde fevereiro, é a navegação através do próprio site da Google, por meio do "Google maps". O segundo, cujo plano é ser publicado entre o fechamento e a distribuição desta revista, é um tour digital no site do próprio Clube. Além das imagens panorâmicas, o tour terá informações extras, como fotos adicionais.

• Foto: Matheus Hautrive Cargnin