Limpeza das piscinas térmicas

• Foto: Bruno Mello

Entre os dias 18 e 23 de abril, os funcionários da manutenção do Clube Dores entraram em ação no Centro Aquático da Sede Central. Coordenados pelo gerente de piscinas, Luis André Ferreira Rodrigues, realizaram uma grande limpeza e uma série de pequenos ajustes nas piscinas térmicas.

O trabalho nas piscinas começa com o esvaziamento e a limpeza do fundo e das paredes. Segundo o gerente, apenas a filtragem da água não é o suficiente para manter a piscina limpa por um período maior. Uma vez concluída a limpeza pesada, os azulejos velhos e quebrados foram substituídos por novos.

Além da manutenção normal, foram trocados dois aquecedores, das piscinas grande e pequena. Em função do desgaste natural das peças, também foi necessário substituir os registros. Ao final do trabalho, a piscina voltou a ser preenchida.

Conforme Luis André, muitos associados indagam: “Por que a manutenção é feita nessa época e não durante a temporada, quando as outras piscinas estão abertas?”. O gerente explica que o motivo está associado à etapa final da manutenção. Caso a piscina fosse enchida normalmente, com a água da rede, levaria em torno de uma semana e meia, após a limpeza, para a liberação de uso para os associados. Já que o trabalho é feito logo após o fechamento da temporada, a água das piscinas externas é redirecionada para as térmicas. O processo de preenchimento leva, assim, cerca de dois dias.

Com tudo em ordem, a liberação das piscinas foi feita dentro dos conformes, no dia 24. Ao todo, manutenção e limpeza levaram apenas uma semana para serem feitas, quando poderiam se estender até o final de abril. E você, já colocou as atividades nas piscinas térmicas em dia?

• Foto: Bruno Mello