Concurso Nacional de Literatura dos Clubes 2017

• Foto: Divulgação

O Concurso Nacional de Literatura dos Clubes deu o seu passo inicial em 2016 e foi realizado com sucesso em sua primeira edição. As obras vencedoras de poesia, crônica e conto, merecidamente, foram publicadas no livro Literatura nos Clubes – volume 2. A segunda edição do prêmio se apresenta com mais força e total acesso à participação dos associados de clubes filiados ao Sindi-Clube SP e à Confederação Nacional dos Clubes – Fenaclubes em todo território nacional.

A parceria com a centenária Academia Paulista de Letras (APL) tem produzido excelente resultado, que deu base à ampliação do prêmio da esfera estadual para a nacional. As obras inscritas serão selecionadas pelos membros da Academia, que definirão os vencedores da premiação.

O esporte e a cultura são fatores essenciais para promover o crescimento associativo dos clubes, com interatividade do associado, por meio de ações de intercâmbio nas diferentes áreas. A literatura tem se mostrado alternativa viável para estreitar laços entre os clubes; assim, nesses últimos anos, os escritores, poetas e cronistas têm ampliado o seu espaço de atuação nos clubes, destacando a força da arte da palavra e contribuindo sobremaneira com o incentivo à leitura.

A literatura – mãe de todas as artes – é a que mais contribui para o desenvolvimento humano, por divulgar com mais alcance a diversidade dos conflitos humanos, o combate feroz entre o animal e o espírito, que se inicia nos primeiros anos da existência de homens e de mulheres. A literatura serve de base, também, para o teatro, a ópera, o cinema e tantas outras artes. Sem o conhecimento literário, a compreensão da realidade fica estreita, restrita à superficialidade. A literatura foi criada para libertar o ser humano de todas as fronteiras, de modo que ele próprio defina a extensão dos seus horizontes e a altitude de seu voo. Daí a importância do trabalho de democratização e incentivo à leitura.

Com o objetivo de revelar talentos e incentivar a prática da escrita nos gêneros poesia, crônica e conto, dentre os associados dos clubes brasileiros, o Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes nasceu a partir do exitoso trabalho do Sindi-Clube, de realização do Programa de Literatura nos Clubes Paulistas, de prêmios literários e clubes de leitura.
Conscientes da importância de contribuir para desenvolver a arte da escrita, o Sindi-Clube / SP, a Academia Paulista de Letras e a Fenaclubes decidiram promover o Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes em caráter nacional.

CATEGORIAS:
Poesia: Texto curto que demonstre domínio da linguagem e uso de recursos poéticos e expressivos. Tamanho: cada poema deve ter no máximo 2 (duas) páginas.

Crônica: Texto curto, narrativo ou dissertativo, baseado em assuntos do cotidiano ou de interesse geral, caracterizando-se pela pertinência dos temas tratados, julgado a partir do domínio que apresente da linguagem reflexiva e denotativa. Tamanho: cada crônica deve ter no máximo 2 (duas) páginas.

Conto: Narrativa ficcional curta. Tamanho: cada conto deve ter no máximo 5 (cinco) páginas.

PREMIAÇÃO:
A premiação será no valor de R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00, respectivamente, para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada categoria.

DISPOSIÇÕES GERAIS:
As obras poderão ser inscritas a partir de 29 de abril, ate o dia 18 de agosto de 2017.
Cada candidato poderá concorrer com apenas 1 (uma) obra em apenas 1 (um) gênero.
confira o regulamento completo no site
www.fenaclubes.com.br

• Foto: Divulgação