Prevenção é a palavra-chave

• Foto: Fernando Camargo

Entre os dias 5 e 9 de junho, as gestões 2016/2017 das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das Sedes Central e Campestre realizaram o maior evento de seu calendário. A Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) contou com diversos palestrantes do próprio Clube e parceiros convidados.

Os temas abordados nas palestras variaram desde o Suporte Básico de Vida até o planejamento financeiro individual e familiar. Além delas, foram feitas sessões de ginástica laboral, com os professores Luíza Peixe e Fabrício Ribeiro, e medições de pressão e glicose, com a técnica em Enfermagem Tatiane Christo.

MOMENTOS PARA INTEGRAR E APRENDER
Segundo a psicóloga e presidente da CIPA da Sede Central, Maria Cecília Vesenick, a Sipat é uma atividade de extrema importância, principalmente no que diz respeito à integração entre as pessoas. “Tem muita gente que tem anos de Clube ou um período significativo, digamos um ano, e nunca conversou com o colega que trabalha na mesma Sede. E eu vejo isso como muito importante, afinal de contas, nós estamos todos no mesmo barco”, explica.

Maria Cecília destaca que sempre há uma preocupação em trazer palestras que sejam interessantes para as vidas pessoal e profissional dos funcionários. “Quando a gente começa a se reunir, Comissão [Interna de Prevenção de Acidentes], com o sentido de organizar Sipat, a gente colhe opiniões dos membros da Cipa. Teve uma colega que disse ‘Poxa, o exame pré-natal é tão importante, mas e o pai, como é que fica nessa história?’”, relata. Assim surgiu a ideia de trazer uma enfermeira que falasse sobre o acompanhamento do pai, pois o Clube tem muitos funcionários homens — muitos deles já pais e outros que ainda o serão.

• Foto: Fernando Camargo