Clube Dores

O Clube Recreativo Dores foi fundado em 28 de março de 1966, quando ainda estava em evidência a antiga Associação Cultural Beneficente e Recreativa Nossa Senhora das Dores, núcleo de onde se originou nosso atual Clube. Nessa época, contou com dois presidentes: Gabriel Sangoi e Vitélio Antoniazzi.

Numa primeira etapa, foram vendidos 100 títulos de sócio-remido. Com o capital apurado pretendia-se adquirir o terreno, onde hoje está a nossa Sede Central, e dar inicio às obras: terraplanagem, alicerces e, talvez, construir boa parte de uma piscina. Infelizmente, os planos foram interrompidos por motivo de grave crise financeira que atingiu diversas firmas do nosso Bairro.

Mesmo assim, as atividades de bocha e bolão continuavam na velha sede da Associação, que estava localizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores. No ano de 1977, a A.B.C.R. Nossa Senhora das Dores conquistou os campeonatos estaduais de bocha e bolão. Essas conquistas motivaram os dorenses a prosseguirem no antigo sonho de construir um novo Clube. Para presidente foi escolhido Celestino da Cás que, com nova Diretoria, fez campanha para a venda de títulos patrimoniais. As obras, então, puderam ser reiniciadas em ritmo acelerado, tanto que, em 26 de dezembro de 1980, foi inaugurado o Clube Recreativo Dores. Eram três piscinas – infantil, juvenil e adulta –, vestiários e uma copa improvisada.

Em novembro de 1981, foi concluído o primeiro piso do prédio, já com o mezanino pronto e incluindo os departamentos de Bocha e Bolão. E no dia 30 de abril de 1983 foi inaugurado o Galpão Crioulo Querência das Dores. O ano de 1984 ficou marcado por ser o ano em que se inaugurou o último piso da Sede Central, onde hoje está o nosso Salão Nobre. O sonho estava realizado. A partir daí, não paramos mais. Em 1990, foi inaugurada a Biblioteca. Em novembro de 1991, foi inaugurada a nossa magnífica Sede Campestre e, em 1995, foi inaugurado oficialmente nosso Complexo Desportivo e, neste mesmo ano, em 15 de novembro, foi inaugurada a primeira piscina com ondas do sul do país. Nosso Centro Histórico foi inaugurado em 29 de dezembro de 1998. No ano de 2004, inauguramos o Centro Aquático – na sede central – e a academia Dores Fitness. Em 2006, mais uma novidade: as piscinas com cascatas. Em outubro de 2010, foi lançado o projeto do Dores Praia Park, que foi inaugurado em 29 de dezembro de 2015. O empreendimento é um dos maiores parques aquáticos da América Latina, com piscinas, riachos, toboáguas, praia artificial, torres, grutas e paisagismo. É o litoral em Santa Maria.

Estrutura Administrativa

A Assembleia Geral dos associados é o poder supremo do Clube, é ela quem elege o Conselho Deliberativo.

Nosso Conselho Deliberativo é composto por 111 (cento e onze) Conselheiros. A diretoria do Conselho Deliberativo é formada por presidente, vice-presidente, 1° secretário, 2°secretário e assessor jurídico.

O clube tem ainda um Conselho Fiscal que é composto por sete conselheiros – eleitos pelo Conselho Deliberativo – e tem sua diretoria composta por presidente, vice-presidente e secretário.

A Diretoria Executiva do Clube Recreativo Dores – que também é eleita pelo Conselho Deliberativo – é formada por presidente, vice-presidente e pelos vice-presidentes de Departamentos: finanças, secretaria, patrimônio e construção, social, recreação e lazer, bolão, bocha, tênis, meio ambiente, cultura e jurídico.