Pilates

Postura, força e equilíbrio.

Pilates é um método de exercícios que foi criado no século passado por Joseph Pilates nos Estados Unidos, chegou ao Brasil há 17 anos, e é usado até os dias de hoje por todo o mundo por indivíduos de diferentes níveis de condicionamento físico e pode ser praticado em aparelhos solo ou bola.

Pilates solo e bola podem ser praticados no Clube Dores.

Buscando aliar corpo e mente o método é um programa completo de condicionamento físico e mental. O exercício com a bola torna a aula mais divertida e revigorante.

Controle, centragem e abdômen contraído são importantes quando sentamos na bola e ao opor a gravidade do seu corpo contra a bola requer equilíbrio, revigoração e força de alguns músculos, que são trabalhados em cada aula. Aumentando a propriocepção sua consciência de como seu corpo se movimenta no espaço. É assim que a bola é usada para recuperar habilidades motoras, elevar a percepção sensorial e intensificar o desempenho muscular.

Benefícios: Fortalecimento muscular, correção de postura, melhora da capacidade respiratória, maior mobilidade das articulações; estimulação do sistema circulatório e aumento da força e flexibilidade, prevenção de lesões, consciência corporal e alivio de dores musculares.

O movimento e você: Os exercícios são feitos, respeitando as limitações de cada um, em poucas repetições. O praticante deve ser atento para coordenar o controle da respiração, do alinhamento postural, da contração do abdômen e da execução do movimento.

Com este rigor técnico os resultados não demoram a aparecer, principalmente no alivio de dores musculares e para modelar o corpo todo.

Influência na postura: A postura incorreta faz mais do que diminuir a auto confiança, interfere na respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar as articulações da coluna, propensas e desvios, dores, entre outros problemas. A rigidez articular e muscular que instala em sedentários e pessoas de mais idade, pode ser trabalhada através dos exercícios do Pilates.