Novos Cipeiros em treinamento

• O treinamento em reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) fizeram parte da preparação dos novos cipeiros. À frente, à direita, o primeiro instrutor da academia a ser membro da CIPA, Fabrício Ribeiro.

Entre os dias 1º e 5 de agosto, foi realizado o primeiro treinamento para os membros da nova gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O objetivo foi aperfeiçoar os conhecimentos sobre saúde, segurança e medicina do trabalho dos novos membros que irão trabalhar com a prevenção de acidentes no Clube Dores até a metade de 2017.

O curso teve carga horária de 20 horas, conforme previsto na Norma Regulativa 05 do Ministério do Trabalho e Emprego, aprovada pela portaria n° 3.214/78. Dentre o conteúdo abordado figuraram a prevenção e combate a incêndio, avaliação dos riscos no ambiente de trabalho, ergonomia no trabalho, elaboração de mapas de risco, conhecimento sobre os riscos ambientais, meios de propagação e meios de controle dos mesmos, equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva e demais assuntos voltado a prevenção de acidentes.

Renovação e motivação
Entre os novos integrantes da CIPA está o instrutor da academia Fabricio Ribeiro. O cipeiro conta que está descobrindo muita coisa, nos treinamentos, e que está muito empolgado e motivado para colocar suas ideias em discussão.
Segundo Fabrício, o treinamento é interessante, pois esclareceu muita coisa sobre as questões trabalhistas e de segurança do trabalho. “Tem coisa que a gente não tem nem noção, tanto na parte legislativa – o que é certo e o que não é – quanto o que compete, a função de cada um”, explica.

Fabrício destaca que a preparação da CIPA dá ao funcionário uma outra visão sobre o próprio trabalho e o dos colegas, mesmo os de outros setores. “Tu vê noções básicas de segurança do trabalho. Não só questões de risco de morte, mas de qualidade de vida do trabalhador. Então, lesões por esforço repetitivo, essas questões tu tem que investir. Fora, também, toda essa questão de segurança mesmo, para quem trabalha em altura, limpeza de janelas [...] gente se equilibrando em escadas, no Clube, tu não vê”, garante.

Sobre os próximos tempos, Fabrício não hesita em apostar na atual gestão da CIPA. “É um grupo que tá querendo muito deixar uma marca positiva”, ressalta com otimismo.