Treinamento que salva vidas
Na noite de 7 de março, o Clube Recreativo Dores ofereceu um treinamento muito importante aos funcionários da academia Dores Fitness. O tema da reciclagem foi o suporte básico à vida, com ênfase no uso do equipamento DEA (desfibrilador externo automático).
A exposição e posterior prática foram ministradas pelo enfermeiro Carlos Daniel Sarturi, especialista em Urgência e Emergência, auxiliado pelo técnico em Segurança do Trabalho do Clube Dores, Rodrigo Cezar Silva. Professores e estagiários da academia dorense, após a explanação, treinaram como interceder em uma PCR (parada cardiorrespiratória) em um manequim especial para simulação de ressuscitação cardiopulmonar.
Conforme o técnico em Segurança do Trabalho, o treinamento teve o intuito de relembrar e aprimorar os conhecimentos já adquiridos. “Os profissionais da academia puderam ver, na prática, a funcionalidade e a importância do uso do DEA”, explica Rodrigo Cezar.
A reciclagem dos funcionários da academia foi a primeira de uma série. Nas semanas seguintes, outros treinamentos foram realizados, com o intuito de reciclar o máximo de funcionários dorenses possível no uso do equipamento DEA.
Mesmo com o treinamento em dia, os funcionários do Clube são capacitados para realizar apenas uma intervenção inicial – o primeiro atendimento. O procedimento realizado pelos dorenses visa realizar o suporte enquanto o atendimento especializado, realizado pela SOS Unimed, se desloca até o Clube.
PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
Normalmente, a parada cardiorrespiratória resulta de um distúrbio elétrico no coração. Não é o mesmo que ataque cardíaco.
O principal sintoma é a perda de consciência e apatia.
Essa emergência médica precisa de reanimação cardiopulmonar imediata ou da utilização de um desfibrilador.
Em caso de qualquer suspeita sobre sua condição cardiorrespiratória ou dúvidas a respeito dos sintomas, consulte seu médico.